sábado, 23 de março de 2019

Sobre cuidar da saúde e um desconto para o site Biovea

No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre como manter uma boa saúde. Está cada vez mais difícil manter-se saudável nos dias de hoje. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros estão acima do peso. Esse cenário aumenta as chances de doenças como diabetes, hipertensão, asma, depressão e até alguns tipos de câncer. É fato que os hábitos alimentares vêm piorando nos últimos anos. Mas o avanço tecnológico das últimas décadas vêm permitindo uma melhora significativa no estilo de vida dos cidadãos. Confira nesse artigo alguns exemplos de como você pode ter uma vida mais saudável.

Desconto Biovea

Mas, antes de entrar no tema principal, gostaria de oferecer uma dica bastante valiosa. É um cupom de desconto para o site Biovea, no valor de R$30. Com este cupom, você poderá comprar alguns dos produtos que irei mencionar neste artigo. Facilitando, assim, a sua conquista de uma vida e hábitos salutares. Basta acessar esse site para receber o Desconto Biovea.


Vitaminas

As vitaminas desempenham um papel essencial na manutenção da saúde. Suas funções vão desde reparação de tecidos a auxílio no funcionamento de alguns órgãos. Nosso corpo não produz vitaminas. Por isso, precisamos absorvê-las através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas.

Mas, nem sempre é possível manter uma dieta balanceada, que supra a necessidade diária de vitaminas que o nosso corpo exige. Nesses casos, sempre é possível recorrer a fontes artificiais de vitaminas, através da ingestão de suplementos vitamínicos. Essas substâncias farão com que você combata as deficiências que uma dieta pouco balanceada não foi capaz de suprir.

Vitamina A

Tendo como principal fonte os alimentos de origem animal, destacando-se o leite, queijo, ovos e peixe, a vitamina A auxilia na visão, pele, funções imunológicas e reprodução.

Uma deficiência de vitamina A no organismo pode acarretar algumas doenças e complicações clínicas, como a xeroftalmia (caracterizada pela produção e composição de lágrimas alteradas e também secura da pele e da córnea), diarreia e problemas respiratórios.

Uma reeducação alimentar é o suficiente para restabelecer os níveis adequados de vitamina A. Uma dieta balanceada, com a devida ingestão de alimentos de origem animal, bem como frutas e vegetais, deve evitar a escassez dessa vitamina.

Vitamina C

Ao atuar na formação de colágeno, a vitamina C tem efeito direto nos músculos, ossos, tendões, pele e ligamentos. A escassez de vitamina C acarreta o escoburto (caracterizado por dores musculares, nas articulações e cansaço). Por ser facilmente encontrada em diversos alimentos, a carência de vitamina C está diretamente relacionada à desnutrição.

Dentre a lista de alimentos ricos em vitamina C, encontram-se a acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, dentre muitas outras frutas e vegetais. Fumantes e idosos precisam de uma ingestão maior dessa vitamina.

Vitamina D

Diferentemente das demais vitaminas, a vitamina D não tem nenhum alimento como fonte principal. Apesar de estar contida em alguns poucos alimentos, como leite, ovos e fígado bovino, a quantidade é muito pequena. Sendo assim, o principal meio de se absorver essa vitamina é através de exposição à luz do Sol. Vinte minutos de exposição diária são o suficiente para suprir nossas necessidades. Mas lembre-se de evitar a luz solar entre os horários de 10 da manhã às 4 da tarde.

A ausência de vitamina D no organismo pode causar osteoporose (condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços). Ao regular a quantidade de cálcio e fósforo no nosso organismo, ela facilita a absorção desses sais minerais. Além de fortalecer os ossos, essa vitamina também desempenha um papel importante no desenvolvimento muscular.


Zinco

O zinco desempenha um papel importante em nosso sistema imunológico. A sua falta pode levar a sérios problemas de saúde, inclusive levando a óbito. A sua atuação no sistema imunológico se dá principalmente na defesa contra vírus, bactérias e fungos. Mas também ajuda no combate a alguns tipos de câncer.

Apesar de termos um consumo moderado de zinco no Brasil, este ainda não é o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O alimento mais rico em zinco é a ostra, mas ele é facilmente encontrado em alimentos do dia-a-dia, como nozes, castanhas, vários tipos de carne, arroz e pães integrais.

Omega 3

Proveniente tanto de origem vegetal quanto animal, o ômega 3 é conhecido como “gordura boa”. Seu principal papel está relacionado à circulação sanguínea, atuando na desobstrução de artérias e no controle da pressão arterial. Ele ainda atua no combate à osteoporose e auxilia nas funções cerebrais.

A forma mais fácil de ingerir ômega 3 é através do consumo de peixes oleosos de água fria (atum, arenque, sardinha, cavala e salmão). Mas também está presente nos óleos de canola e soja, na rúcula, espinafre e linhaça.

Produtos baseados em ômega 3 são facilmente encontrados no mercado brasileiro. Eles auxiliam a manter níveis adequados dessa substância. Um exemplo de tais produtos é o Omega-3-6-9, que tem como base os ácidos graxos, que são essenciais para uma boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário